UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 20h50

EUA e Vietnã negociam parceria nuclear

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos e o Vietnã estão negociando um acordo de energia nuclear civil que permitirá o compartilhamento de combustível e tecnologia atômica de Washington com Hanói, disse o Departamento de Estado norte-americano nesta quinta-feira.

O porta-voz P.J. Crowley afirmou que o acordo se baseia em tratados similares já firmados pelos Estados Unidos com a Índia, em 2005, e com os Emirados Árabes Unidos, em 2009.

Os Estados Unidos esperam que seus parceiros sigam o exemplo dos Emirados, que abriram mão de enriquecer combustível nuclear, preferindo recorrer ao mercado internacional.

Crowley admitiu que "nem todos os países vão tomar a decisão" igual à dos Emirados Árabes, e salientou que o Vietnã, como país signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), tem o direito a enriquecer urânio para fins energéticos.

"É uma decisão para eles tomarem, não é uma decisão para os Estados Unidos tomarem", disse Crowley.

O enriquecimento de combustível nuclear pode gerar material para uso em usinas, mas também para armas. Os Estados Unidos e outros países atualmente pressionam o Irã a abandonar o processo de enriquecimento de urânio.

(Reportagem de Paul Eckert)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,34
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h05

    0,25
    61.825,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host