UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 21h54

Oposição chama Cameron de "tosco" após gafe sobre o Irã

Por Avril Ormsby

LONDRES (Reuters) - Adversários do primeiro-ministro britânico, David Cameron, acusaram-no na quinta-feira de ser "tosco em política externa", depois de dizer equivocadamente que o Irã possui armas nucleares.

A gafe aconteceu num evento público em Brighton (sul), onde Cameron afirmou que a eventual adesão da Turquia à União Europeia contribuiria com a solução de alguns dos problemas mundiais, "como o processo de paz do Oriente Médio, como o fato de que o Irã conseguiu uma arma nuclear".

O Ocidente suspeita que o Irã esteja empenhado em desenvolver armas atômicas, mas não acusa o país de já as possuir. O Irã diz que seu programa nuclear se destina exclusivamente a fins pacíficos.

Um porta-voz de Cameron disse que "se você olhar as palavras do primeiro-ministro, está claro que ele está falando sobre a busca do Irã por uma arma nuclear".

Desde que tomou posse, em maio, Cameron já cometeu outras gafes na política externa, como ao dizer, durante uma viagem aos EUA, que a Grã-Bretanha é o sócio minoritário na relação especial entre os dois países, e que já havia assumido esse papel em 1940, quando ambos combatiam o nazismo. Na verdade, os EUA só entraram na guerra em 1941, bem depois da Grã-Bretanha.

Na semana passada, Cameron ofendeu o Paquistão durante uma visita à arquirrival Índia, ao dizer que Islamabad não podia "promover a exportação do terror". O seu Partido Conservador disse que ele estava sendo incisivo, e não cometendo uma gafe.

Chris Bryant, porta-voz para assuntos europeus do Partido Trabalhista, o maior da oposição, disse que as declarações de Cameron sobre o Irã foram "embaraçosas e perigosas".

"Ele está cada vez mais ficando com a reputação de ser tosco ('klutz', em inglês) em política externa", disse Bryant em nota. "Isso é menos um soluço e mais um hábito perigoso."

"Os comentários do primeiro-ministro são profundamente impertinentes. Eles irão alimentar a propaganda iraniana de que a comunidade internacional está enganada sobre a política nuclear do Irã."

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,18
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h41

    0,41
    64.949,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host