UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 16h10

Presidente paraguaio antecipa volta às atividades após cirurgia

ASSUNÇÃO (Reuters) - O presidente paraguaio, Fernando Lugo, retomará na sexta-feira suas atividades oficiais depois de uma pequena cirurgia que o obrigou a ficar um dia de repouso, informou nesta quinta-feira uma autoridade oficial.

Lugo, de 59 anos, foi submetido na quarta-feira a uma cirurgia para retirar um gânglio na zona inguinal (região da virilha) em um hospital particular da capital. Depois da intervenção, os médicos recomendaram ao presidente ficar de repouso até segunda-feira para evitar problemas e permitir uma cicatrização correta.

No entanto, o presidente, que recebeu seus principais assessores em sua residência oficial nesta quinta-feira, decidiu adiantar o reinício de suas atividades.

"No dia de hoje (Lugo) trabalhou normalmente de sua residência presidencial e amanhã estará no palácio do governo", disse a jornalistas Emílio Camacho, assessor jurídico da Presidência, depois de reunir-se com ele.

Lugo, que foi submetido a uma cirurgia de próstata no começo de janeiro, recebeu também a visita de seu médico Néstor Martínez, que indicou que o presidente está "muito bem, tranquilo e muito animado".

"Está se movendo como em um dia normal, sem restrições. Está bem demais. Está com visitas, caminhando e fazendo suas atividades dentro de seu escritório", disse Martínez a jornalistas.

Lugo, um ex-bispo católico que lidera uma coalizão de centro-esquerda, assumiu o cargo em 15 de agosto de 2008 e concluirá seu mandato em 2013. Sua eleição pôs fim a seis décadas de governo do conservador partido Colorado.

(Reportagem de Mariel Cristaldo)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,27
    3,252
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    1,58
    74.594,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host