UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 21h18

Rafael Correa se reunirá com presidente colombiano no sábado

QUITO (Reuters) - O presidente do Equador, Rafael Correa, se reunirá no sábado com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, após sua posse, para retomar oficialmente os diálogos em busca da reconstituição das relações entre ambos os países, informou o chanceler equatoriano.

Quito e Bogotá mantêm congeladas as relações diplomáticas desde março de 2008, após uma incursão do Exército colombiano em território equatoriano para destruir um acampamento das Farc, o que foi qualificado pelo Equador como uma violação de sua soberania.

"Há a disposição de reiniciar imediatamente nossas conversas e por isso está prevista uma breve conversa entre os dois presidentes no sábado", disse a jornalistas o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, sobre a reunião, que será realizada em Bogotá.

O ministro acrescentou que o objetivo do diálogo é "ter um primeiro momento de contato" dos dois presidentes, mas não há uma agenda concreta sobre o tema.

Após o encontro presidencial, os chanceleres dos dois países se reunirão e devem tratar de temas pendentes na relação diplomática.

O encontro dos presidentes ocorre após um procurador equatoriano ter pedido a extradição de Santos, dentro do processo no Equador pela incursão militar em março de 2008.

Santos, ex-ministro de Defesa, é acusado de ser o autor intelectual da operação na qual 24 pessoas morreram, entre elas o líder guerrilheiro Raúl Reyes e um equatoriano.

(Por Alexandra Valencia)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host