UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 11h41

Vietnã acusa China de violar sua soberania em ilhas em disputa

HANÓI (Reuters) - O Vietnã acusou a China nesta quinta-feira de violar sua soberania ao realizar exploração sísmica perto de ilhas disputadas pelos dois países, no Mar do Sul da China, e pediu ao governo chinês que faça mais para promover a paz, estabilidade e relações bilaterais saudáveis.

As acusações foram feitas num momento de elevada tensão na região depois que a China se irritou com o que considerou um ataque da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ao mencionar as disputas territoriais no Mar do Sul da China em um fórum de segurança regional realizado em Hanói, duas semanas atrás.

O governo chinês diz que o Mar do Sul da China é assunto de "fundamental" interesse. Para analistas, essa declaração mostra que o país situa as questões de reivindicação territorial no mesmo nível que as das conflituosas regiões do Tibet e Xinjiang, bem como Taiwan, que a China considera parte de seu território.

Nesta quinta-feira, a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Vietnã, Nguyen Phuong Nga, disse que embarcações chinesas vinham realizando atividades de exploração sísmica desde o fim de maio perto da ilha de Paracels, que o Vietnã reivindica, bem como em áreas de extração de gás e petróleo numa porção continental.

"A ação chinesa violou gravemente a inquestionável soberania do Vietnã sobre as Ilhas Paracel e os direitos de soberania do Vietnã sobre sua porção continental e sua zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas", disse ela em uma entrevista coletiva de imprensa.

Nga afirmou que as ações da China contrariam as convenções internacionais sobre regiões em disputa e também as decisões dos líderes dos dois países de manter a paz e estabilidade e evitar complicar mais a situação.

China, Vietnã, Malásia, Filipinas, Brunei e Taiwan mantêm reivindicações históricas conflitantes sobre partes do Mar do Sul da China e os arquipélagos de Spratly e Paracel, potencialmente ricos em gás e petróleo.

(Reportagem de John Ruwitch)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host