UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 22h36

Fracassa diálogo com controladores de voo na Espanha

MADRI (Reuters) - A operadora espanhola de aeroportos Aena e o sindicato dos controladores de voo romperam nesta sexta-feira as negociações que evitariam uma greve. A paralisação pode ter um sério impacto sobre o turismo e a economia da Espanha.

"A diretoria do Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo decidiu convocar urgentemente seu comitê executivo para informar sobre o fracasso das negociações", disse a entidade em nota, acrescentando que tomará uma decisão sobre a possível convocação de uma greve "o mais rápido possível".

Diversas associações de empresários do setor turístico e numerosos políticos de vários partidos faziam um chamado à responsabilidade do sindicato para evitar uma greve, cuja mera possibilidade provocou cancelamentos de voos e reservas no mês mais movimentado do ano.

No caso da contínua falta de acordo e de uma greve, o governo pode impor uma arbitragem obrigatória, se houver graves prejuízos econômicos ou de serviço.

Em plena remodelação do espaço aéreo único na Europa e enquanto se projeta uma possível privatização da operadora de aeroportos públicos, o Ministério do Desenvolvimento começou em fevereiro uma dura batalha contra os 2 mil controladores aéreos espanhóis regulando por decreto condições trabalhistas e abrindo a porta para a liberalização do setor.

O sindicato, que recorreu sem sucesso aos tribunais, ameaçou nesta semana a fazer a primeira greve de sua história.

(Por Carlos Ruano)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host