UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 10h09

Senado dos EUA aprova indicação para chefe de inteligência

WASHINGTON (Reuters) - O Senado dos Estados Unidos confirmou na quinta-feira a indicação do presidente Barack Obama para o cargo de chefe de inteligência do país, após os republicanos desistirem de suas objeções.

Vários senadores republicanos atrasaram, ou ameaçaram postergar, a indicação de James Clapper para que eles pudessem receber alguns relatórios de inteligência do governo. Até a tarde de quinta-feira os pedidos deles foram atendidos.

Obama indicou Clapper para diretor nacional de inteligência em junho, após retirar o almirante Dennis Blair do cargo de chefe de inteligência.

A indicação foi atrasada por várias semanas, enquanto alguns parlamentares questionavam se Clapper, que atuou como sub-secretário de Defesa para a Inteligência, se voltaria demais ao Pentágono.

Ele superou as dúvidas dos senadores num comitê do Senado que aprovou sua indicação por unanimidade na semana passada.

Mas no início desta semana o senador republicano John McCain colocou uma barreira regimental para a votação da indicação de Clapper no plenário do Senado até que recebesse um relatório sobre um programa de inteligência.

Após McCain retirar a barreira, outros dois republicanos ameaçaram atrasar a votação, mas receberam relatórios de inteligência sobre a ameaça de libertar prisioneiros de Guantánamo, que haviam requisitado.

Clapper é a quarta pessoa em cinco anos a ocupar o cargo de diretor nacional de inteligência.

(Reportagem de Susan Cornwell

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host