UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 19h29

Chávez diz estar feliz com liderança de Dilma nas pesquisas

Por Andrew Cawthorne

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, elogiou neste domingo as credenciais de esquerda da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) e disse que está otimista com a vitória dela nas eleições de outubro.

O mais radical de uma geração de líderes socialistas na América Latina, Chávez vê o vizinho Brasil como um aliado essencial e tem um bom relacionamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Vamos ver o que vai acontecer no Brasil em outubro, mas estamos muito otimistas", disse Chávez no seu programa de TV semanal.

Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, lidera as pesquisas. De acordo com o levantamento do Ibope divulgado na sexta-feira, ela tem 39 por cento das intenções de voto, contra 34 do candidato do PSDB, José Serra, seu principal adversário.

"Dilma tem uma trajetória parecida com a de Lula, muitos anos de militância de esquerda. Ela não é apenas uma oportunista", disse Chávez, que também elogiou o seu conhecimento da indústria petrolífera. "Ela é uma grande companheira."

O líder venezuelano disse que Lula havia lhe dito que Dilma estava indo bem durante uma reunião entre os dois presidentes na semana passada em Caracas.

"Lula me trouxe informações muito positivas sobre o próximo presidente do Brasil", ele disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host