UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 11h14

Irã diz que recebeu permissão para ampliar exportações de gás

TEERÃ (Reuters) - O Irã foi autorizado a exportar gás natural para a Síria, sua aliada política, e para a zona do Mar Mediterrâneo, passando o produto pelo vizinho Iraque, afirmou nesse domingo uma autoridade do Ministério do Petróleo iraniano.

"Em uma reunião recente com autoridades iraquianas, os ministros do Petróleo e da Energia daquele país anunciaram que o governo emitiu uma permissão para a passagem (do produto)," disse Javad Oji, vice-ministro do Petróleo e chefe da Companhia Nacional de Gás Iraniana, à agência de notícias semioficial

ISNA

Oji disse que o Irã usaria sua sexta rede de gasodutos, segmentos que estão sob construção, para fazer as exportações. Os tubos têm uma capacidade de transportar 110 milhões de metros cúbicos por dia, dos quais 50 milhões são destinados ao consumo interno, deixando cerca de 60 milhões para exportação.

A produção diária do Iraque está estimada em 7 a 10 milhões de metros cúbicos, incluindo o que é necessário para operar usinas de geração de energia, disse Oji.

Embora seja o segundo maior exportador de petróleo dentro da Opep e tenha a segunda maior reserva de gás natural do mundo, atrás apenas da Rússia, a potencial clientela das exportações de gás iranianas foram obstruídas pelas sanções da ONU e pelos Estados Unidos, que bloquearam o acesso do país a tecnologias ocidentais necessárias para desenvolver as exportações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,71
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host