UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 14h59

Presidente sul-coreano nomeia primeiro-ministro reformista

Por Jack Kim

SEUL (Reuters) - O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, nomeou um jovem reformista como novo primeiro-ministro neste domingo e substituiu metade de seu gabinete em um renovação que visa seguir com seus planos de reforma pró-empresarial.

Em um aparente voto de confiança na gestão de seu governo sobre o incidente com navios de combate em março, ao qual Seul atribui a culpa à Coreia do Norte, os ministros da Defesa, Exterior e Unificação continuam em seus postos.

Lee, 68, cujo bom momento político foi revitalizado quando o partido governista Partido Grande Nacional teve uma vitória inesperada nas eleições parlamentares, nomeou o ex-governador de uma província rural Kim Tae-ho, de 47 anos, como primeiro-ministro.

Na Coreia do Sul o primeiro-ministro tradicionalmente tem papel mais burocrático e administrativo; a reforma de gabinete ocorre frequentemente e envolve o primeiro ministro.

Caso Kim seja bem sucedido, ele pode surgir como o candidato favorito nas eleições presidenciais de 2012.

"Esperamos expandir nossa cultura de mudança e reforma com a juventude e o vigor juntando-se ao conhecimento e experiência de nosso gabinete existente", afirmou o porta-voz da presidência Hong Sang-pyo a repórteres.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    -0,45
    3,247
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h46

    2,00
    74.904,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host