UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 20h42

Lugo colherá DNA neste mês, diz mãe de suposto filho

ASSUNÇÃO (Reuters) - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, deve se submeter neste mês à coleta de DNA para um exame de paternidade, e seu recente diagnóstico de câncer não afetará o procedimento, disse uma mulher que afirma ter um filho com o ex-bispo católico.

Lugo, de 59 anos, sofre de um linfoma maligno e está no Brasil se submetendo a exames.

"Depois de um longo trajeto saiu o ofício da juíza onde se ordena o exame de DNA em 24 de agosto às 8h da manhã", disse Hortênsia Moran, mãe da criança, a uma rádio de Assunção. Ela acrescentou que o exame será feito simultaneamente em três laboratórios paraguaios.

O advogado de Lugo, Marcos Fariña, declarou ter informação sobre a decisão da Justiça e que o presidente lhe deu instruções para que "isso se realize o quanto antes".

Moran, que diz ter tido um relacionamento amoroso com Lugo, havia retirado o processo contra o presidente, mas o reabriu meses atrás, com amparo de um escritório de advocacia pertencente a um deputado da oposição.

Em abril do ano passado, Lugo já havia admitido ser pai de um menino concebido com outra mulher na época em que ele era sacerdote. Além de Morán, uma terceira mulher entrou com um processo de paternidade contra Lugo, e depois o retirou.

Os escândalos abalaram a popularidade do presidente, cuja eleição, há dois anos, encerrou seis décadas de hegemonia do Partido Colorado (conservador) no país. Ele governa com um Congresso hostil, e com um Judiciário que não conseguiu reformar.

Os médicos dizem que o câncer linfático que o afeta é tratável com quimioterapia, e não deve afetar gravemente sua atividade. Um diagnóstico mais detalhado, no entanto, só ocorrerá esta semana.

Morán disse que os problemas de saúde não devem ser empecilho para o exame. "Acho que pelo contrário, vai lhe fazer bem, porque muitas vezes os erros que vamos cometendo afetam nossa saúde. Acho que ele tem que aproveitar essa oportunidade que Deus lhe dá."

(Reportagem de Daniela Desantis)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    -0,26
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h48

    0,41
    68.257,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host