UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 12h51

Santos e Chávez tentam encerrar disputa Colômbia-Venezuela

Por Patrick Markey

SANTA MARTA, Colômbia (Reuters) - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o venezuelano Hugo Chávez se reúnem nesta terça-feira em uma tentativa de encerrar a disputa diplomática que interrompeu o comércio entre os países e incitou temores de violência.

Tensões entre os vizinhos andinos aumentaram há mais de um ano, com o socialista Chávez impondo o que a Colômbia diz ser um embargo comercial. Mas as negociações desta terça na cidade de Santa Marta poderiam encerrar o impasse.

No centro da disputa estão as alegações colombianas de que Chávez abriga guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em seu território, além das reclamações da Venezuela sobre o acordo militar da Colômbia permitindo o acesso de tropas norte-americanas a suas bases militares.

Essas questões e as diferenças ideológicas poderiam ser difíceis de serem resolvidas no curto prazo, mas ambos os líderes terão benefícios com uma decisão de retomar o comércio bilateral de 7 bilhões de dólares por ano, pois buscam um estímulo para a recuperação econômica.

"Temos expectativas moderadas, estamos otimistas mas moderadamente", disse a ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Maria Angela Holguin, à rádio local. "As pessoas precisam ver isso como o primeiro passo, e nem tudo será resolvido imediatamente. Mas as relações que são estabelecidas são importantes."

Santos, um economista formado nos EUA e na Grã-Bretanha, já entrou em conflitos anteriores com Chávez, que diz que a revolução socialista na Venezuela foi inspirada no herói da libertação sul-americana, Simón Bolívar.

Santa Marta, uma cidade portuária no mar do Caribe, foi onde Bolívar, nascido na Venezuela, morreu depois de uma longa luta para libertar a região do domínio espanhol. Chávez já se reuniu com diversos líderes colombianos no passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h40

    0,54
    63.597,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host