UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 10h34

Ruanda confirma reeleição de Kagame à Presidência, com 93%

KIGALI (Reuters) - O presidente de Ruanda, Paul Kagame, foi reeleito com 93 por cento dos votos, informou a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) nesta quarta-feira, dois dias após uma eleição que, segundo a oposição, foi marcada pela repressão e a violência.

"Podemos dizer que estamos muito felizes com a conduta do processo eleitoral, da campanha à votação em si. Não tivemos relatos de intimidações de lugar algum", disse Charles Munyaneza, secretário-executivo do órgão eleitoral, em entrevista coletiva.

O resultado ainda precisa ser confirmado pela Suprema Corte. O comparecimento nas cinco províncias foi de 95 por cento do eleitorado.

Críticos dizem que a campanha foi feita em condições desiguais, já que os três rivais de Kagame eram fracos e ligados ao partido governista, enquanto três outros políticos realmente de oposição alegam que foram impedidos pelo governo de registrar suas candidaturas.

Grupos de direitos humanos também apontaram uma crescente violência nos últimos meses. Um jornalista local foi assassinado e um membro da oposição foi encontrado quase decapitado em julho.

Observadores da Comunidade Britânica de Nações disseram que a votação foi pacífica e organizada, mas que Ruanda, um país francófono que aderiu em novembro ao grupo de ex-colônias britânicas, precisa resolver questões de participação política e liberdade de imprensa.

(Reportagem de Hereward Holland)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host