UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 11h44

Rússia mobiliza defesa aérea para proteger rebeldes da Geórgia

MOSCOU (Reuters) - A Rússia mobilizou sistemas de defesa aérea S-300 na região autônoma da Abkházia, na Geórgia, para proteger as autoridades separatistas do território, disse um comandante da força aérea russa nesta quarta-feira.

O general Alexander Zelin também afirmou que defesas aéreas de outros tipos haviam sido mobilizados na outra região rebelde da Geórgia que tem apoio russo, a Ossétia do Sul. Seus comentários foram divulgados por agências estatais de notícias.

"A tarefa desses sistemas de defesa aérea não é apenas cobrir os territórios da Abkházia e Ossétia do Sul, mas também evitar violações aéreas de suas fronteiras estatais e destruir qualquer veículo que penetrar ilegalmente em seu espaço aéreo, qualquer que seja o objetivo da missão", disse Zelin.

A Geórgia reagiu imediatamente, acusando Moscou de "fortalecer sua imagem e papel como país ocupante".

"Mostra... não apenas que a Rússia não pretende retirar suas tropas da Abkházia e da Ossétia do Sul, mas que está de fato fortalecendo seu controle militar sobre esses territórios", disse à Reuters Eka Tkeshelashvili, secretário do Conselho Nacional de Segurança da Geórgia.

As duas regiões rebeldes estão fora do controle da Geórgia desde o início dos anos 1990. Em agosto de 2008, a Rússia esmagou um ataque da Geórgia contra a Ossétia do Sul, lançado dias depois de confrontos entre forças georgianas e rebeldes.

Depois disso a Rússia reconheceu os dois territórios como estados independentes, fortalecendo seu controle sobre eles e assinando acordos para construir bases militares permanentes nessas regiões.

(Reportagem de Dmitry Solovyov)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host