UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 13h22

Jornal chinês critica mentalidade militar do país

PEQUIM (Reuters) - A mentalidade militar chinesa está ultrapassada e as Forças Armadas do país deveriam aprender com outros países, especialmente com os Estados Unidos, para modernizar sua atuação, afirmou um jornal militar no domingo.

Uma coluna do Diário do Exército de Libertação disse que a modernização das Forças Armadas da China é fundamental para o país, que recentemente fez grandes investimentos em armas de alta tecnologia e jatos avançados.

A China vem reduzindo suas Forças Armadas, as maiores do mundo em número de soldados, nos últimos anos, numa tentativa de criar um corpo mais eficaz para fazer frente ao Japão e Taiwan, que recebem suprimentos norte-americanos, como também aos próprios Estados Unidos.

Mas isso precisa de criatividade e de uma mentalidade mais aberta, disse o jornal, o que pode representar um problema.

"Como existe uma influência forte da mentalidade conservadora na cultura chinesa tradicional, a tarefa de renovação da cultura e mentalidade de nossas Forças Armadas será extremamente árdua", afirmou o jornal.

A China terá que "aprender com a experiência das culturas de informação de Forças Armadas estrangeiras", disse o jornal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h14

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host