UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 10h51

Chefe de célula da Al Qaeda é morto no Afeganistão, diz Otan

CABUL (Reuters) - O chefe de uma célula da Al Qaeda que supostamente treinava homens-bomba morreu em um bombardeio aéreo no fim de semana no norte do Afeganistão, disseram na segunda-feira as forças sob comando da Otan.

Embora seja praticamente consenso que a rede de Osama bin Laden financie e treine militantes do Taliban no Afeganistão, a prisão ou morte de algum dirigente da Al Qaeda é relativamente rara no país.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, a força sob comando da Otan) disse que Abu Baquir, subcomandante do Taliban e líder de um grupo da Al Qaeda, foi morto com outro militante no ataque a um caminhão na província de Kunduz (norte).

Segundo a Isaf, o bombardeio foi uma resposta a um ataque contra uma delegacia na localidade de Aliabad.

"A equipe de armamento aéreo monitorou os insurgentes a partir da delegacia e, quando concluiu que não havia civis na área, abordou (alvejou) o caminhão", afirmou a Isaf em nota. "A equipe matou dois insurgentes, inclusive Baqir, que estaria abrigando quatro potenciais homens-bomba para futuros ataques na cidade de Kunduz", acrescentou.

Kunduz, uma região outrora pacata, vem sendo nos últimos meses envolvida na insurgência, à medida que Taliban vai se espalhando a partir de seus tradicionais redutos nas províncias sulistas de Kandahar e Helmand.

Em outubro do ano passado, o assessor de segurança nacional da Casa Branca, James Jones, estimou que houvesse menos de cem militantes da Al Qaeda operando no Afeganistão. Ele qualificou de "hipotética" uma pergunta sobre o eventual retorno da Al Qaeda a seus refúgios afegãos.

Além de treinar e financiar o Taliban, a Al Qaeda também tem fortes ligações com a rede Haqqani, que opera principalmente no leste afegão e tem realizado ataques importantes, como um frustrado atentado contra o presidente Hamid Karzai em 2008.

(Reportagem de Paul Tait)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host