UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 13h50

Ex-comandante dos EUA no Afeganistão vai dar aula em Yale

NOVA YORK (Reuters) - O ex-comandante das Forças Armadas dos Estados Unidos no Afeganistão, que foi demitido por fazer comentários desqualificando seus superiores civis, foi contratado para ser professor de Yale, uma das principais universidades dos Estados Unidos.

O general da reserva Stanley McChrystal foi nomeado professor do Jackson Institute for Global Affairs, da Universidade de Yale, para a segundo semestre de 2010, informou a faculdade em comunicado nesta segunda-feira.

Ele vai lecionar em um seminário para estudantes graduados num programa de mestrado sobre como a globalização aumentou a complexidade da liderança moderna.

"O general McChrystal traz uma grande experiência nas relações internacionais que será de valor tremendo para os nossos estudantes", disse James Levinsohn, diretor do Jackson Institute, voltado para estudantes que aspiram trabalhar no serviço público e internacional.

Em junho, o presidente Barack Obama demitiu McChrystal do comando das tropas norte-americanas no Afeganistão após declarações do general que foram mal-recebidas pela Casa Branca. Ele foi substituído pelo general David Petraeus, responsável pela virada na guerra do Iraque.

Em uma entrevista à revista Rolling Stone, McChrystal fez duras críticas ao vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e ao enviado especial do governo norte-americano para o Afeganistão e Paquistão, Richard Holbrooke.

Assessores dele foram citados dizendo que o conselheiro nacional de segurança de Obama, Jim Jones, era um "palhaço".

(Reportagem de Daniel Trotta)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host