UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 19h15

Explosão em hospital mata 3 bebês na Romênia

BUCARESTE (Reuters) - Uma explosão provocada por uma falha elétrica matou três recém-nascidos em uma maternidade na Romênia nesta segunda-feira, disse o vice-ministro da Saúde romeno, Raed Arafat.

Oito bebês ficaram seriamente queimados na explosão, que aconteceu depois de uma falha no sistema de ar-condicionado do hospital, afirmou Arafat.

"É muito triste. Três bebês na unidade de terapia intensiva da maternidade Giulesti morreram", disse o vice-ministro, que também é chefe do serviço de emergência, à rede de televisão Antena 3.

A Romênia é um dos países mais pobres da União Europeia e seu serviço médico está entre os piores do bloco europeu. Os padrões de higiene e de segurança permanecem praticamente os mesmos desde a era comunista em muitos hospitais.

Arafat disse que os agentes do resgate encontraram os bebês feridos na unidade de terapia intensiva, acrescentando que as crianças foram levadas a outro hospital, enquanto suas mães eram internadas em outras unidades.

O diretor do hospital infantil de Bucareste, Dan George Enescu, descreveu a condição dos bebês como "extremamente crítica".

"Os bebês prematuros têm queimaduras em 70 a 80 por cento de seus corpos ... é muito para eles, que têm apenas cinco dias de vida", disse.

Imagens de televisão mostravam dezenas de familiares em frente à maternidade em busca de informação sobre o estado de saúde dos bebês.

(Reportagem de Radu Marinas)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host