UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 16h03

Cuba planeja explorar sete poços de petróleo em sua costa

Por Marc Frank

HAVANA (Reuters) - Cuba planeja perfurar sete poços exploratórios de petróleo em suas águas no Golfo do México ao longo dos próximos dois anos, segundo uma organização norte-americana que visitou a ilha comunista a fim de debater o desenvolvimento de energia.

A diretora-executiva do Centro para Democracia nas Américas, Sarah Stephens, disse que os encontros entre os especialistas em energia levados por ela à ilha em julho e a estatal cubana Cubapetróleo (Cupet) não deixaram dúvidas sobre a determinação do país em explorar suas reservas de petróleo marítimas.

"A Repsol, uma empresa de petróleo espanhola, está pagando para que uma firma italiana construa uma plataforma em alto-mar na China que será usada no ano que vem para a exploração de petróleo na costa de Cuba", disse ela à Reuters, respondendo por escrito às questões.

"Se está disponível em quantias viáveis comercialmente, nós não sabemos ainda. Fontes em Cuba nos disseram que sete poços como esse serão perfurados entre 2011 e 2012. Se essa perfuração encontrar petróleo em quantidade significativa, a produção poderia começar entre 2014 e 2018", afirmou Stephens.

A entidade que ela dirige não tem fins lucrativos, fica em Washington e diz trabalhar para melhorar a política norte-americana nas Américas, incluindo em Cuba. O centro se opõe às sanções norte-americanas contra a ilha.

O governo de Cuba já declarou seu interesse na exploração dos recursos de petróleo do país em alto-mar, mas raramente divulga detalhes dos projetos.

Entre os analistas de energia que viajaram para Havana estavam Michael A. Levi, diretor do Programa sobre Segurança de Energia e Mudança Climática do Conselho de Relações Exteriores, Ronaldo Soligo, da Rice University, e Lisa Margonelli, diretora de Iniciativa em Política Energética da New America Foundation.

Cuba estima ter até 20 bilhões de barris de petróleos em sua costa, mas o Geological Survey, dos EUA, avalia que o país conta com 4,6 bilhões de barris e 10 bilhões de pés cúbicos de gás natural.

México e EUA, que compartilham o Golfo do México com Cuba, exploram petróleo e gás natural de suas águas há décadas.

Atualmente, Cuba produz cerca de 60 mil barris de petróleo por dia (bpd), todos de poços em terra. O país recebe cerca de 115 mil bpd da Venezuela em condições favoráveis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h09

    -0,32
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host