UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 15h45

Homem é baleado após invadir embaixada turca em Israel

Dadi Hayoun
Tel Aviv

Um palestino conhecido pela polícia israelense foi baleado e ferido por seguranças da embaixada turca em Tel Aviv nesta terça-feira após entrar na representação diplomática e manter reféns.

O homem ainda está armado e dentro do prédio, informou a imprensa israelense.

Um advogado árabe-israelense, que conversou com o palestino por telefone para tentar acalmá-lo, disse que o homem manteve como refém o cônsul geral turco e sua mulher por duas horas.

Eles conseguiram escapar após seguranças turcos terem atirado e ferido o palestino, que tinha uma arma e uma faca. Ele continuou na embaixada, onde se trancou em uma sala, disse o advogado à rádio Israel.

A rede de televisão israelense Channel 2 transmitiu a gravação da voz de um homem, identificado como Nadim Injaz, na qual ele disse que detonaria uma bomba se não conseguisse asilo na Turquia. A reportagem afirmou que ele teria bombas, explosivos e gasolina.

Policiais israelenses e seguranças da embaixada tentavam convencê-lo a se entregar. A imprensa israelense informou que, aparentemente, ele conseguiu entrar no prédio através de uma janela aberta no térreo.

A mídia informou também que o homem foi libertado de um presídio israelense há duas semanas após cumprir uma sentença de quatro anos por invadir a embaixada britânica em 2006 exigindo asilo.

A polícia bloqueou uma rodovia principal perto da praia em frente à embaixada, e algumas ambulâncias estavam no local.

Incidentes políticos violentos são raros na capital comercial de Israel, onde estão concentradas as embaixadas.

As relações entre Israel e sua antiga aliada muçulmana, a Turquia, pioraram nos últimos meses depois de um ataque israelense no fim de maio contra uma flotilha turca que levava ajuda à Faixa de Gaza. Nove turcos morreram no ataque israelense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host