UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 13h50

Marina diz que quer criar índice para emissão de gases-estufa

SÃO PAULO (Reuters) - A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira que pretende criar um índice de emissões de gases causadores do efeito estufa no Brasil.

"É fundamental que possamos criar aquilo que tenho chamado de indicador das emissões de gases de efeito estufa, para que possamos ter uma quantificação do nosso desempenho em termos econômicos", disse a candidata em evento na BM&FBovespa.

Inicialmente, o índice seria criado por uma nova agência - à qual Marina chama de Agencia Nacional do Clima - e serviria para estabelecer e regular políticas governamentais para a área ambiental. Posteriormente, o mesmo índice seria utilizado no cálculo do PIB e para melhorar o desempenho de empresas brasileiras no mercado.

"Criar os indicadores para verificar as emissões de gás carbônico é o primeiro passo", afirmou a ex-ministra do Meio Ambiente.

Depois do evento, a candidata foi questionada por jornalistas sobre sua postura mais ofensiva diante de José Serra (PSDB) no debate da véspera, organizado pelo jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL.

"Eu não estou tratando de identificar a vulnerabilidade ou do governador Serra ou da ministra Dilma (Rousseff, candidata da PT à Presidência). Estou identificando a vulnerabilidade do nosso país, e tomei o Estado de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro como sendo os exemplos dos Estados mais ricos da nação, onde ainda temos os índices sociais que não podem ser aceitos", disse Marina.

"A minha estratégia é a mesma. Eu fui para debater as questões (relativas ao país)".

A candidata foi convidada ao evento para apresentar suas propostas à comunidade financeira e garantiu que não aumentará a carga tributária caso seja eleita.

(Por Fernando Cassaro)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host