UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 11h57

Espanha diz que dois reféns da Al Qaeda foram libertados

Por Tracy Rucinski

MADRI (Reuters) - Dois assistentes humanitários espanhóis mantidos reféns pelo braço da Al Qaeda no Norte da África foram libertados nesta segunda-feira, informou o governo espanhol, encerrando quase nove meses de um sequestro que se tornou o mais longo no deserto do Saara.

Segundo a Al Qaeda no Magreb Islâmico, Albert Vilalta e Roque Pascual foram tomados como reféns enquanto participavam de um comboio de assistência humanitária na Mauritânia em novembro. Esse foi o último de uma série de sequestros assumidos pelo grupo.

"Eles estão são e salvos após 268 dias nas mãos de sequestradores e de preocupação e esforços do governo espanhol para obter a libertação deles", disse o primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero em entrevista coletiva.

O grupo da Al Qaeda no Magreb Islâmico disse que a Espanha é um de seus alvos por ser aliada dos Estados Unidos e membro da Otan.

A libertação aparentemente está ligada à repatriação no início do mês de um militante do Mali que estava detido na Mauritânia, condenado por sequestrar os dois assistentes humanitários espanhóis, junto com um terceiro que foi libertado em março, disseram analistas de segurança da Europa.

"Houve uma troca, apesar de não ter sido claro se também houve o pagamento de um valor de resgate", disseram analistas sob condição de anonimato.

Autoridades na Mauritânia e no Mali não quiseram comentar se a extradição de Omar Sid-Ahmed Ould Hamma, conhecido como Omar Sahraoui, para seu país de origem estaria ligada aos esforços de libertar os dois reféns espanhóis.

O Mali já libertou neste ano quatro militantes islâmicos em uma aparente troca pelo refém francês Pierre Camatte, libertado pelo grupo da Al Qaeda em fevereiro. A operação foi amplamente criticada pelas vizinhas Argélia, Mauritânia e Níger.

No mês passado esse braço da Al Qaeda no Magreb Islâmico matou um refém francês de 78 anos, Michel Cermaneou, depois de uma tentativa fracassada de tropas francesas no deserto do Saara para libertá-lo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host