UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 16h40

Lula: uso de sua imagem pela oposição é tentativa de "enganar"

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta segunda-feira o que considera prática de "enganar" o eleitor com o uso de sua imagem por candidatos de oposição. Descartou, no entanto, entrar na Justiça para coibir o uso porque acredita que a população sabe que ele "tem lado".

"Eu acho que é sempre muito ruim pessoas que acham que em momentos de eleição é possível enganar a sociedade colocando a imagem com pessoas que você tem participação política contrária", disse a jornalistas.

A imagem do presidente Lula foi utilizada na propaganda da TV do principal adversário de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial, José Serra (PSDB). "Serra e Lula. Dois homens de história", informava a narração, enquanto era exibida uma imagem de arquivo com ambos se cumprimentando.

"Todo mundo sabe que eu tenho lado, todo mundo sabe que eu tenho candidata. Todo mundo sabe que eu tenho partido e todo mundo sabe quem é que eu quero que seja presidente da República", afirmou Lula ao ser questionado, de forma genérica, sobre a aparição de sua imagem.

Quanto a recorrer à Justiça, disse que "quem tem que brigar é o partido e não eu". O PT e a coalizão que apoia Dilma já recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral, mas o TSE informou que apenas o presidente pode barrar a prática.

Lula previu ainda a vitória da candidatura à Presidência Dilma Rousseff (PT). "Se vai ganhar no primeiro (turno) ou segundo não importa. O que importa é que vai ganhar", disse.

Sobre sua opinião quanto a Serra não falar mal dele na campanha, disse que "antes de ser candidato e antes de ser presidente a gente tinha relações políticas, então a pessoa pode até não falar bem mas também não há porque falar mal se as eleições terminam depois do dia 3 de outubro".

Afirmou ainda que vai voltar a encontrar o amigo Serra. "E a vida continua e a gente vai se encontrar pelas esquinas de São Paulo e vai conversar como amigo, como gente civilizada."

(Reportagem de Carmen Munari)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host