UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 18h05

Palestinos e israelenses trocam farpas antes de retomar diálogo

JERUSALÉM (Reuters) - Os líderes israelense e palestino fizeram acusações mútuas nesta segunda-feira sobre os assentamentos judaicos e as garantias de segurança exigidas por Israel antes do início das negociações diretas de paz mediadas pelo Quarteto, em Washington, na próxima semana.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse em comunicado que exige que um eventual Estado palestino a ser criado sob um acordo de paz seja desmilitarizado. Mas disse que não estava estabelecendo nenhum termo para as negociações previstas para começar em 2 de setembro.

O porta-voz de Netanyahu, Nir Hefez, disse que o comunicado do premiê era uma resposta às declarações feitas pelo negociador palestino Saeb Erekat em uma entrevista coletiva na Cisjordânia mais cedo.

"Israel não está buscando nenhuma pré-condição para o início das negociações diretas", garantiu Hefez.

Erekat acusou Israel de querer estabelecer os termos para as negociações intermediadas por Estados Unidos, Organização das Nações Unidas (ONU), União Europeia e Rússia --chamados de Quarteto--, que terão os dois lados juntos pela primeira vez em quase dois anos.

Os palestinos pedem o "congelamento total dos assentamentos" e que Israel estenda a paralisação parcial das construções que termina no fim de setembro, segundo Erekat. Se as construções continuarem, "não podemos prosseguir negociando", disse ele.

Hefez não fez referência aos assentamentos, que são construídos numa área ocupada desde a guerra de 1967 e que são considerados ilegais pela comunidade internacional.

Netanyahu determinou um congelamento parcial de 10 meses em novembro passado em resposta a solicitações do Ocidente para facilitar o início das negociações de paz. Ele não disse ainda se permitirá novas construções quando as conversas diretas forem iniciadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host