UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 10h12

Forças da Otan anunciam morte de 35 talibans nesta semana

CABUL (Reuters) - As forças afegãs e estrangeiras mataram nesta semana 35 militantes do Taliban em ofensivas no leste do Afeganistão, como parte de um esforço para garantir a segurança nas eleições parlamentares de setembro, disse em nota na terça-feira a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, comandada pela Otan).

"A força conjunta matou aproximadamente 35 combatentes do Taliban e capturou oito importantes facilitadores do Taliban nos últimos dias", disse a nota, acrescentando que a operação começou no sábado e continua em andamento.

Com apoio de bombardeios aéreos, as forças afegãs e estrangeiras encontraram armas e trajes usados em atentados suicidas, segundo a nota.

Não foi imediatamente localizado um porta-voz do Taliban para comentar a informação.

O Afeganistão realiza eleições parlamentares no próximo dia 18, mas as autoridades dizem que cerca de 900 seções eleitorais (aproximadamente 13 por cento do total) não abrirão por questões de segurança. Pelo menos três candidatos já foram mortos em supostos ataques dos insurgentes.

O número de soldados estrangeiros mortos desde o início do conflito superou este mês a sombria marca dos 2 mil, e os comandantes alertam que haverá mais combates intensos.

Um recente relatório da ONU apontou que o número de civis mortos subiu 31 por cento no primeiro semestre de 2010. Mais de três quartos dessas mortes são atribuídas aos insurgentes, que agora deixaram seus tradicionais redutos no sul e leste do país, passando a operar também no norte e oeste, apesar da presença de mais de 140 mil militares.

(Reportagem de Sayed Salahuddin)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host