UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 15h53

Jimmy Carter irá à Coreia do Norte em missão humanitária

Por Jack Kim e Jeremy Laurence

SEUL (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter viajará muito em breve para a Coreia do Norte em uma missão humanitária para obter a libertação de um norte-americano preso por ter entrado ilegalmente no país, informou o site da revista Foreign Policy, com sede nos EUA.

Carter, de 85 anos, irá como cidadão, sem o acompanhamento de autoridades dos EUA, para garantir a libertação de Aijalon Mahli Gomes, indicou a notícia.

A visita deverá ocorrer em meio à escalada das tensões na península depois que um navio militar sul-coreano foi torpedeado em março. O governo sul-coreano atribui o ataque à Coreia do Norte e isso levou Washington a anunciar a ampliação de sanções contra o país.

No mês passado, a mídia estatal norte-coreana relatou que Gomes, de 30 anos, havia tentado cometer suicídio, apenas alguns meses depois de condenado a oito anos de trabalho forçado.

Autoridades norte-americanas recusaram-se a comentar a notícia sobre Jimmy Carter, mas um funcionário sênior do governo afirmou que qualquer visita do tipo seria conduzida como um esforço humanitário particular.

O ex-presidente Bill Clinton fez uma visita parecida no ano passado, conseguindo a libertação de dois jornalistas norte-americanos também detidos por entrar ilegalmente na Coreia do Norte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host