UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 19h16

Unasul se diz pronta para cooperar em acordos Colômbia-Venezuela

BUENOS AIRES (Reuters) - O atual chefe da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, disse nesta terça-feira que o organismo regional está pronto para cooperar com Venezuela e Colômbia no trabalho das comissões instaladas para normalizar as relações bilaterais.

"O desenvolvimento das cinco comissões binacionais que trabalharão na normalização das relações entre repúblicas irmãs será vital para o reforço da confiança entre ambos os povos", disse Kirchner em nota.

O ex-presidente argentino, que teve um papel importante na conquista de acordos entre Colômbia e Venezuela, indicou que a Unasul está aberta a cooperar nesses trabalhos, contribuindo para "o fortalecimento da paz e os laços de união na região".

Venezuela e Colômbia concordaram há duas semanas restabelecer suas relações diplomáticas, suspensas depois de um confronto severo entre o presidente Hugo Chávez e o governo do agora ex-mandatário colombiano Álvaro Uribe.

Como parte da retomada das relações, a chanceler da Colômbia, María Angela Holguín, liderou numa recente visita a Caracas reuniões com ministros venezuelanos para estimular uma agenda dirigida ao restabelecimento das relações comerciais entre os dois países.

(Reportagem de Guido Nejamkis)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host