UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 16h13

Sapo do tamanho de uma ervilha é descoberto na ilha de Bornéu

KUALA LUMPUR (Reuters) - Cientistas descobriram um sapo do tamanho de uma ervilha, o menor já encontrado na Ásia, na África ou na Europa, na ilha de Bornéu, no sudeste asiático.

Os machos adultos da nova micro-espécie variam entre 10,6 e 12,8 milímetros de tamanho e o anfíbio recebeu o nome de Microhyla nepenthicola, em homenagem à planta de Bornéu onde vive o animal, de acordo com a revista de taxonomia Zootaxa.

O pesquisador Indraneil Das, do Instituto de Biodiversidade e Conservação Ambiental na Universiti Malaysia Sarawak, disse que a subespécie havia sido identificada anteriormente de forma errada nos museus.

"Os cientistas devem ter pensado que eram exemplares mais jovens de outras espécies, mas eles são adultos dessa microespécie recém-descoberta", afirmou.

Os sapos foram encontrados na beira de uma estrada que leva ao cume da montanha de Gunung Serapi, no Parque Nacional Kubah, no Estado malaio de Sarawak.

Os cientistas afirmaram que rastrearam os sapos pelo barulho deles, que começava com o pôr-do-sol.

Depois, fizeram os sapos pularem num pedaço de pano branco para estudá-los.

O achado foi parte de uma pesquisa global conduzida pela Conservation International e pelo grupo especialista em anfíbios da União Internacional para a Conservação da Natureza do Grupo Especialista para "redescobrir" 100 espécies de anfíbios perdidos (www.conservation.org/lostfrogs).

(Reportagem de David Chance)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host