UOL Notícias Notícias
 
26/08/2010 - 10h03

China finca bandeira no fundo de mar disputado

PEQUIM (Reuters) - A China anunciou nesta quinta-feira ter usado um pequeno submarino tripulado para fincar uma bandeira nacional no fundo do mar do Sul da China, onde o governo chinês tem mantido atritos com Washington e países do Sudeste Asiático por causa de disputas territoriais.

Para isso foram necessárias 17 missões do submarino, entre maio e julho, até chegar aos 3.759 metros de profundidade, segundo a agência estatal de notícias China News Service, citando fontes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Administração Estatal Oceânica.

O relato não explica para onde o submarino foi, se esteve em águas disputadas ou por que o anúncio só foi feito agora. É a primeira vez que um veículo submergível chinês vai tão fundo, segundo a notícia.

China, Brunei, Malásia, Vietnã, Filipinas e Taiwan reivindicam partes do mar do Sul da China, que é uma importante rota de navegação e pode conter grandes recursos energéticos. À exceção de Brunei, todos os envolvidos têm presença militar na área, onde já houve escaramuças navais no passado.

(Reportagem de Chris Buckley)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,66
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h43

    -0,67
    68.133,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host