UOL Notícias Notícias
 
13/09/2010 - 11h24

Agência nuclear da ONU nomeia perito em Irã para cargo-chave

VIENA (Reuters) - O diretor-geral da agência de supervisão nuclear da ONU, Yukiya Amano, disse nesta segunda-feira que a proibição da entrada de inspetores experientes no Irã está dificultando o trabalho da agência no país, mas o governo iraniano rejeitou a acusação.

Indicando o desejo de continuidade na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em um período de tensões com o Irã, Amano nomeou um especialista em Irã e membro da AIEA como novo investigador-chefe, segundo diplomatas.

Herman Nackaerts, que supervisiona as inspeções no Irã e em outras regiões do Oriente Médio, além do sul da Ásia e na África, sucederá Olli Heinonen na chefia da divisão da AIEA responsável por verificar se o trabalho nuclear em Estados-membro não está convergindo para o uso militar.

"Não houve divergência (sobre a nomeação)", disse o diplomata nos bastidores de uma reunião fechada da comissão diretora, integrada por 35 nações-membro da AIEA. Na reunião, Amano criticou o Irã por impedir a entrada dos inspetores.

Heinonen, um finlandês, renunciou como vice-diretor-geral de assuntos nucleares em julho por motivos pessoais, após quase 30 anos na agência.

O belga Nackaerts, de 59 anos, assumirá o principal cargo na agência de inspeção, em meio à disputa com a Irã sobre a proibição de entrada de inspetores.

(Por Fredrik Dahl e Sylvia Westall)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host