UOL Notícias Notícias
 
14/09/2010 - 20h34

Nasce "Esperanza", filha de trabalhador preso em mina chilena

COPIAPÓ, Chile (Reuters) - Esperanza foi o nome escolhido para o bebê que nasceu na terça-feira enquanto seu pai, Ariel Ticona, aguarda o resgate nas profundezas de uma mina chilena, junto com 32 colegas.

"Acampamento Esperanza" já é o nome informal da zona onde familiares dos mineiros se concentram desde que eles ficaram presos na mina, no começo de agosto. Isso inspirou o batismo da menina.

A mãe do mineiro, María Yañez, disse estar "um pouquinho triste porque meu filho não presenciou o parto da sua filha".

"Eu teria gostado que ele estivesse, mas não deu. Depois ele vai ver o vídeo para que fique mais contente", afirmou ela.

A mãe da criança, Elizabeth Segovia, comentou que o pai terá a possibilidade de ver o nascimento da filha num vídeo gravado durante o parto.

O acidente e os planos de resgate dos mineiros recebem ampla cobertura na imprensa local e estrangeira, e também contribuiu com uma alta no nível de aprovação popular ao presidente conservador Sebastián Piñera.

Técnicos estão escavando simultaneamente três galerias para tentar tirar os trabalhadores da mina. A primeira delas já está com 268 metros de profundidade - de um total de 700.

Enquanto isso, as autoridades continuam vigiando a saúde dos mineiros e preparando-os fisicamente para o resgate, que pode demorar meses.

A mãe de Esperanza se mostrou tranquila e espera ter paciência para esperar o retorno de Ticona. "Estou bem para enfrentar isso sozinha, e ele me dá tranquilidade através de cartas", disse a mulher à imprensa local.

(Reportagem de Esteban Medel)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host