UOL Notícias Notícias
 
15/09/2010 - 09h23

Tempestade tropical se aproxima de península no México

MIAMI (Reuters) - A tempestade tropical Karl se fortaleceu nesta quarta-feira em uma trajetória que poderia trazer riscos à península de Iucatán, no México, e algumas instalações de petróleo na baía de Campeche. Simultaneamente, dois furacões atravessavam rapidamente o Oceano Atlântico.

Nem o furacão Igor ou o Julia apresentavam ameaças imediatas ao continente ou às regiões produtoras de energia. No entanto, o Igor deve se aproximar das ilhas Bermudas em três ou quatro dias, segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos.

O Karl, a 11a tempestade registrada nesta temporada, tinha ventos de 101 quilômetros por hora às 5h (6h, horário de Brasília) e deve se fortalecer antes de chegar ao continente.

A previsão é que seu centro atravesse a península de Iucatán na quarta-feira e entre novamente no Golfo do México após o anoitecer.

Ao alcançar as águas novamente, o Karl deve atingir o status de furacão, informou o centro de monitoramento, e deve desviar de poços de petróleo e gás natural norte-americanos na região norte do Golfo do México. No entanto, a previsão indica que o furacão poderá atingir poços mexicanos.

A gigante estatal mexicana de petróleo Pemex informou que ainda não havia tomado nenhuma medida, mas estava acompanhando de perto a tempestade tropical. Autoridades do setor de emergências alertaram que o Karl poderia trazer fortes chuvas ao estado mexicano de Quintana Roo, onde fica a praia turística de Cancún.

No Atlântico, o Igor -- posicionado a 1.755 quilômetros das Bermudas -- demonstrava sinais de ter enfraquecido durante a noite, mas ainda era considerado um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, com ventos de 230 quilômetros por hora.

O furacão Julia se fortaleceu, no entanto. Localizado a 845 quilômetros das ilhas de Cabo Verde e se deslocando no sentido noroeste, o furacão também foi classificado como categoria 4, com ventos de 212 quilômetros por hora. O Julia estava mais distante do continente que o Igor, um dia após se tornar o quinto furacão da temporada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -1,05
    4,033
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,15
    107.543,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host