UOL Notícias Notícias
 

Terremoto no Japão

Um dos maiores tremores da história desencadeia um tsunami, provoca mortes e deixa um rastro de destruição no Japão

  • Imagem: Reprodução
01/06/2011 - 10h54

Japão subestimou risco de tsunami para usinas nucleares, diz AIEA


Em Tóquio

O Japão subestimou o risco de tsunami para suas usinas nucleares, disse nesta quarta-feira (1º) a equipe de segurança nuclear da ONU que está no país em um resumo de seu relatório sobre a crise nuclear desencadeada pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

"O risco de tsunami para alguns locais foi subestimado", disse o resumo de três páginas, acrescentando que o incidente na usina de Fukushima, operada pela Tokyo Electric Power Co. (Tepco), indicava que as usinas nucleares precisavam de um centro de administração de emergências "reforçado" para lidar com acidentes.

"Os engenheiros da usina nuclear e as operadoras deveriam avaliar adequadamente para proteger contra os riscos de todos os perigos naturais", afirmou.

O relatório fez um pedido urgente às autoridades japonesas para que monitorem a saúde do público e dos trabalhadores.

O relatório integral será apresentado em uma reunião internacional em Viena entre 20 e 24 de junho.

"O caminho previsto para a recuperação dos reatores danificados é importante e reconhecido. Precisará de modificações à medida que novas circunstâncias forem descobertas e pode ter a assistência da cooperação internacional", disse o documento.

Entre os representantes da equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão especialistas da França, Rússia, China e Estados Unidos.

Especialistas ainda estão tentando entender como os eventos na usina de Fukushima Daiichi na costa do Pacífico no Japão, 240 quilômetros a norte de Tóquio, fugiram do controle depois do terremoto e tsunami devastadores de 11 de março.

(Reportagem de Shinichi Saoshiro e Kevin Krolicki)

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,85
    3,308
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    0,25
    72.607,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host