UOL Notícias Notícias
 

Crise no mundo árabe

Iniciadas em janeiro, manifestações se espalham em países da África e do Oriente Médio; os ditadores de Tunísia, Egito e Líbia já caíram

  • Imagem: Ahmad Al-Rubaye/ AFP
01/09/2011 - 09h38

Gaddafi está em cidade do deserto, diz comandante militar

Samia Nakhoul
Em Trípoli

Muammar Gaddafi está numa cidade do deserto líbio, planejando uma reação, disse na quinta-feira (1º) um comandante militar do novo governo, enquanto uma conferência internacional discute os rumos do país após os 42 anos de regime autocrático e seis meses de guerra civil.

Abdel Majid Mlegta, coordenador da sala de operações militares em Trípoli, disse à Reuters que "alguém em quem confiamos" relatou que Gaddafi fugiu para Bani Walid, 150 quilômetros ao sul da capital, na companhia de seu filho Saif al Islam e do seu chefe de inteligência, Abdullah al-Senoussi. A fuga teria ocorrido na semana passada, três dias depois da entrada das forças rebeldes em Trípoli.

"Eles queriam estabelecer uma sala de operações lá e conduzir operações agressivas contra nós", afirmou Mlegta. "Conversamos com notáveis da Bani Walid para prendê-lo e entregá-lo. Eles não responderam. Estamos avaliando nossa posição."

"Em quatro dias encontraremos uma solução", acrescentou. "Somos capazes de encerrar a crise, mas a ação militar por enquanto está fora de cogitação."

Bani Walid é um reduto da poderosa tribo Warfalla. "Não podemos atacar essa tribo porque muitas das nossas brigadas em Benghazi e Zintan são de Bani Walid. Os filhos de Bani Walid detêm a chave para a solução."

Combatentes do Conselho Nacional de Transição da Líbia disseram nesta semana estar a 30 quilômetros de Bani Walid.

A França está sediando uma conferência internacional sobre a Líbia nesta quinta-feira, quando líderes do CNT sentarão com as potências mundiais para discutir a reconstrução da Líbia.

Apesar de a agenda de três horas ter como foco a reconstrução política e econômica do país africano, negociações nos bastidores devem refletir as disputas por contratos lucrativos em petróleo, serviços públicos, infraestrutura e outras áreas.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,92
    5,415
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,23
    102.174,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host