UOL Notícias Notícias
 
06/10/2011 - 17h39

Gaddafi está escondido no sul da Líbia, diz premiê

Reuters

BAGDÁ (Reuters) - O líder deposto da Líbia, Muammar Gaddafi, está se escondendo no sul do país sob a proteção de tribos, cruzando ocasionalmente a fronteira com o Níger, mas as forças do governo interino esperam ter o paradeiro dele em breve, disse o primeiro-ministro nesta quinta-feira.

Gaddafi está foragido desde que o Conselho Nacional de Transição (CNT) assumiu o controle da capital, Trípoli, em agosto, e tem escapado da captura apesar das várias buscas por sua localização.

"A informação mais recente é que ele está no sul da Líbia sob a proteção da tribo Tuareg, e de tempos em tempos cruza para o Níger", afirmou Mahmoud Jibril à Reuters durante visita a Bagdá.

"Segurança é a coisa mais importante para ele. Especificar onde ele está exatamente mesmo que por dez horas é muito difícil. Espero que nos próximos dias possamos confirmar onde ele está localizado com exatidão", completou.

Jibril disse que estava no Iraque para discutir o restabelecimento das relações diplomáticas entre Trípoli e Bagdá, e pedir ajuda a seu companheiro de Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no desenvolvimento do petróleo.

O CNT elaborou uma perseguição a Gaddafi que se concentra no deserto do Saara, perto das fronteiras com o Níger e a Argélia.

(Por Patrick Markey)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h20

    -0,95
    5,413
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h25

    -1,09
    102.316,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host