UOL Notícias Notícias
 

Crise no mundo árabe

Iniciadas em janeiro, manifestações se espalham em países da África e do Oriente Médio; os ditadores de Tunísia, Egito e Líbia já caíram

  • Imagem: Ahmad Al-Rubaye/ AFP
16/10/2011 - 11h37

Tratores demolem antiga casa de Gaddafi na Líbia

Yasmine Saleh
Em Trípoli (Líbia)

Dois tratores protegidos por homens armados começaram a demolir as paredes ao redor da antiga casa do deposto líder Muammar Gaddafi, na capital líbia Trípoli, no domingo.

Enquanto os tratores seguiam para o complexo Bab al-Azizyah, homens gritavam "Deus é maior. Isto é para o sangue dos mártires".

Alguns dispararam metralhadoras para o ar. "Estamos destruindo-a, porque queremos demolir qualquer coisa que pertencia a Gaddafi", disse um homem armado, Essam Sarag, à Reuters.

Pessoas que passavam dirigindo seus carros próximas ao local pararam e se juntaram à multidão acenando novas bandeiras da Líbia.

"Vamos continuar até destruir tudo o que pertence a Gaddafi", disse Etman Lelktah, que disse que estava no comando dos combatentes no local. "Pedimos que uma organização de paz ser construída aqui, no lugar da casa de Gaddafi".

O local fortemente fortificado, tinha seis quilômetros quadrados e era onde Gaddafi morava e exercia seu poder.

A construção foi alvejada por aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) várias vezes antes da nova liderança dirigente em Trípoli, o Conselho Nacional de Transição, assumir o poder em agosto.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,57
    5,284
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h18

    -1,57
    101.215,87
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host