Gurgel encaminha denúncia de Valério contra Lula para Minas Gerais
-
Antônio Araújo/UOL
Procurador-geral da República, Roberto Gurgel
As denúncias do empresário Marcos Valério contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram encaminhadas para o primeira instância do Ministério Público em Minas Gerais na quarta-feira pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Valério foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 40 anos de prisão por ter operado o esquema do mensalão. Ele prestou depoimento a Gurgel em setembro do ano passado, no auge do julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que o ex-presidente tinha conhecimento do esquema de corrupção usado para comprar apoio político no Congresso.
Lula e o PT negaram as acusações e como o petista e as outras pessoas citadas no depoimento não têm foro privilegiado as denúncias de Valério devem ser analisadas pela primeira instância da procuradoria da República.
Frases do julgamento do mensalão
Caberá agora aos procuradores mineiros decidirem se é preciso ou não dar seguimento à denúncia e abrir um processo de investigação contra o ex-presidente.
O empresário mineiro recebeu a maior condenação entre os 25 réus do mensalão considerados culpados pelo esquema.
O processo no STF levou mais de cinco meses para ser julgado. Além de Valério, tradicionais dirigentes petistas como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o deputado José Genoino, presidente do PT á época, e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares também foram condenados.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- "A gente quer ele fique", diz diretor de futebol do São Paulo sobre renovação com Rafinha
- Comércio de Apucarana abre até as 22 horas nesta sexta-feira
- Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bi em outubro
- Estreia da série sobre Ayrton Senna: veja 10 curiosidades do piloto e herói nacional