Topo

Mudança de pressão provavelmente levou avião da AirAsia a explodir antes de impacto, diz autoridade

12.jan.2015 - Militares da Indonésia comemoram que encontraram uma das caixas-pretas - Bagus Indahono/ EFE
12.jan.2015 - Militares da Indonésia comemoram que encontraram uma das caixas-pretas Imagem: Bagus Indahono/ EFE

Em Pangkalan Bun

12/01/2015 09h01

O avião da AirAsia que caiu há duas semanas no mar após decolar da Indonésia, provavelmente sofreu uma explosão antes de atingir a água devido a uma mudança significativa na pressão do ar, disse uma autoridade do governo nesta segunda-feira (12). "Minha análise é, com base nos destroços encontrados e outras descobertas, que o avião sofreu uma explosão antes de bater na água", disse Supriyadi, coordenador de operações da Agência Nacional de Busca e Resgate.

Segundo ele, o lado esquerdo do avião parece ter se desintegrado, indicando uma mudança na pressão que pode ter causado uma explosão.

Mergulhadores da Marinha da Indonésia recuperaram hoje uma das caixas-pretas do voo QZ8501, que perdeu contato com a torre de controle de tráfego aéreo em meio ao mau tempo em 28 de dezembro, com menos da metade de um voo de duas horas entre Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, e Cingapura. Todas as 162 pessoas a bordo morreram.

"Às 7h11, tivemos sucesso em recuperar a parte da caixa-preta conhecida como gravador de dados do voo", disse Fransiskus Bambang Soelistyo, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate, em entrevista coletiva.

A segunda caixa-preta do avião com as gravações de voz do cockpit foi localizada, com base em sinais emitidos por seu transmissor de emergência, mas ainda não foi recuperada, disse à Reuters Madjono Siswosuwarno, principal investigador do Comitê de Segurança no Transporte Aéreo.

As autoridades esperam que as caixas-pretas, localizadas perto dos destroços da asa do avião, revelem a causa do acidente. O centro nacional do clima do país disse que uma tempestade provavelmente foi um fator.

As caixas-pretas devem ser levadas para a capital, Jacarta, para serem analisadas, e pode demorar até um mês para se obter a leitura completa dos dados. As autoridades não forneceram detalhes sobre as condições das caixas-pretas.