Topo

Merkel e Hollande acabam reunião com Putin sobre Ucrânia sem citar acordo

06/02/2015 19h49

MOSCOU (Reuters) - Os líderes da Alemanha e da França encerraram uma reunião de mais de cinco horas com o presidente russo, Vladimir Putin, e não deram informação sobre qualquer acordo para acabar com os conflitos na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os líderes concordaram em "conversas construtivas" que vão continuar a trabalhar num possível documento conjunto sobre a implementação de um acordo de cessar-fogo alcançado na capital bielorrussa, Minsk, em setembro do ano passado, mas que fracassou.

Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, devem conversar por telefone no domingo, disse Peskov, indicando que o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, também participaria do diálogo.

"As conversas acabaram por ora, e nossos convidados já estão a caminho do aeroporto", ele disse a repórteres no Kremlin.

"No momento, o trabalho conjunto está em andamento para preparar o texto de um possível documento conjunto sobre a implementação dos acordos de Minsk, um documento que inclua propostas apresentadas pelo presidente da Ucrânia e propostas formuladas hoje e acrescentadas pelo presidente russo."

Mais de 5.000 pessoas foram mortas em confrontos entre separatistas pró-russos e forças do governo ucraniano no leste da Ucrânia.

Merkel e Hollande conversaram com Poroshenko em Kiev, capital da Ucrânia, na quinta-feira.

(Reportagem de Gabriela Baczynska)