Topo

Ataques aéreos matam civis na capital do Iemên

01/05/2015 15h25

CAIRO (Reuters) - Aviões de guerra de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita atingiram um bairro residencial da capital iemenita Sanaa durante a noite, matando de oito a 10 civis, disseram moradores nesta sexta-feira.

A agência estatal de notícias Saba, controlada pelo movimento Houthi que comanda Sanaa, disse que o número de mortos no distrito de Sawan chegava a 20 e que mais de 50 pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas estariam mulheres e crianças.

Aviões de guerra também atingiram uma base militar perto da capital.

A agência de notícias Saba disse que médicos foram levados às pressas para Sawan para tentar resgatar moradores presos sob os escombros das casas.

Os ataques aéreos acontecem dias após jatos bombardearem um avião iraniano que estava pousando. Os danos no aeroporto fizeram com que a chegada de ajuda por via aérea fosse suspensa, disseram autoridades.

Na cidade portuária de Aden, os confrontos continuavam entre os combatentes Houthi e os milicianos locais sobre o controle do aeroporto principal.

Pelo menos 27 civis e combatentes de ambos os lados foram mortos na luta pelo aeroporto e na zona portuária de Mualla na sexta-feira, disse uma fonte da milícia local. Oito Houthis foram mortos em uma emboscada por milicianos locais no distrito central de Crater, disse a fonte.

Moradores disseram que dezenas de famílias fugiram, enfrentando franco-atiradores Houthi e postos de controle, à medidas que suas casas eram bombardeadas e queimadas.

(Reportagem de Mohammed Ghobari)