Topo

Papa toma mistura de chá que inclui folhas de coca durante voo à Bolívia

Ao lado do presidente Evo Morales, papa Francisco chega à Bolívia - Reuters
Ao lado do presidente Evo Morales, papa Francisco chega à Bolívia Imagem: Reuters

Philip Pullella

08/07/2015 21h03

O papa Francisco tomou um chá de folhas de coca, flor de camomila e sementes de anis no avião que o levou do Equador à Bolívia para amenizar os efeitos da altitude na chegada ao aeroporto internacional mais elevado do mundo.

A coca é o principal ingrediente da cocaína, mas as pessoas da região andina mastigam folhas de coca ou tomam chá de coca há séculos devido às suas propriedades medicinais.

A aeromoça disse que o papa tomou uma mistura chamada "Trimate", com os três ingredientes. O chá também foi oferecido a jornalistas no voo.

O papa não parecia ter qualquer dificuldade quando saiu do avião e enquanto lia seu discurso de boas-vindas. Francisco está visitando três dos países mais pobres da América Latina em uma viagem que também irá incluir o Paraguai.

Um ministro boliviano disse há 10 dias que Francisco havia dito a autoridades do governo que gostaria de mastigar folhas de coca quando estivesse no país. Um porta-voz do Vaticano afirmou, no entanto, que a decisão caberá ao pontífice argentino.

Pouco mais de 4.000 metros acima do nível do mar, o aeroporto de La Paz está localizado em El Alto, uma cidade satélite no planalto acima de La Paz.

Os povos indígenas, incluindo o primeiro presidente indígena da Bolívia, Evo Morales, defendem o uso de coca e a consideram uma planta sagrada.

Por razões de saúde, Francisco, de 78 anos, que perdeu parte de um pulmão quando era jovem devido a uma doença, ficará em La Paz, que está 3.650 metros acima do nível do mar, por apenas cerca de quatro horas e seguirá, então, para Santa Cruz.