PUBLICIDADE
Topo

Fiéis enchem ruas e praças da "capital espiritual paraguaia" para ver papa

Mariel Cristaldo e Philip Pullella

11/07/2015 10h26

 

CAACUPÉ, Paraguai (Reuters) - Milhares de fiéis fervorosos enchiam neste sábado a pequena cidade de Caacupé, considerada a capital espiritual do Paraguai, onde o papa Francisco vai oficiar sua primeira grande missa no país.

Animados com a perspectiva de estar perto do líder da Igreja Católica, muitos acamparam na praça principal da cidade, ao lado do local onde a cerimônia ocorrerá, mesmo antes do papa pisar em terras paraguaias na sexta-feira, na última perna de uma viagem que também o levou ao Equador e Bolívia.

Com bandeiras e capas de chuva, os fieis alternavam canções religiosas e orações, na vigília ao lado de fora do santuário da virgem padroeira do Paraguai, à qual o papa refere-se com devoção especial.

"Francisco sabe que Caacupé é a máxima expressão da espiritualidade do Paraguai", disse Antonio Gamarra, um aposentado de 66 anos.

Antes de celebrar a missa, Francisco visitou neste sábado o principal hospital pediátrico do Paraguai nos arredores da capital, de onde muitas crianças haviam escrito cartas e mensagens a ele. O papa chegou no mesmo automóvel Peugeot branco usado por João Paulo 2º quando visitou o país há 27 anos.