Topo

Turnbull derrota Abbott em votação de partido e se torna novo premiê da Austrália

DAVID GRAY
Imagem: DAVID GRAY

14/09/2015 10h41

CANBERRA (Reuters) - A Austrália terá seu quinto primeiro-ministro em oito anos a partir desta segunda-feira, depois que o governista Partido Liberal trocou Tony Abbott por seu rival de longa data Malcolm Turnbull na sequência de meses de lutas internas e perda de apoio do eleitorado.

Turnbull, ex-empreendedor multi-milionário do setor de tecnologia, venceu uma eleição secreta da legenda por 54 a 44 votos, disse o presidente do Partido Liberal, Scott Buchholz, a repórteres após a reunião na capital Canberra.

A ministra das Relações Exteriores, Julie Bishop, foi eleita vice-líder do partido que, com o Partido Nacional, seu parceiro minoritário de coalizão, venceu a eleição de 2013 por larga margem.

“No fim das contas, o primeiro-ministro não foi capaz de oferecer a liderança econômica de que nossa nação precisa”, afirmou Turnbull no Parlamento antes da votação. “Precisamos de um estilo diferente de liderança”.

Abbott prometeu não questionar a decisão, mas acabou sendo incapaz de superar a “desestabilização” que ele afirmou estar ocorrendo dentro do partido há meses.

O premiê substituiu Turnbull como líder do Partido Liberal em 2009, embora seu adversário viesse sendo considerado como o primeiro-ministro ideal há tempos.

(Por Matt Siegel)