Estados do Sul dos EUA enfrentam inundações com recuo de rios do Meio Oeste

(Reuters) - Após inundar comunidades e forçar moradores a sair de casa, os rios que transbordaram nos Estados norte-americanos de Missouri e Illinois começaram a recuar nesta sexta-feira, porém os meteorologistas advertiram que os rios mais atingidos agora podem ameaçar Estados do sul do país.

As raras inundações de inverno mataram pelo menos 28 pessoas no Meio Oeste dos EUA desde o último fim de semana, a maioria quando se dirigia a áreas inundadas após dias de chuvas torrenciais. As inundações no Meio Oeste ocorrem normalmente na primavera, devido ao derretimento da neve.  

Dezenas de pessoas morreram em tempestades nos EUA, que também trouxeram tornados incomuns no inverno e que integram um sistema climático intenso no mundo durante o período de férias de Natal, que também causou inundações na Grã-Bretanha.

Mais de 100 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas em regiões de Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina devido a inundações devido às chuvas de verão provocadas pelo El Niño, segundo as autoridades locais.

Particularmente nos Estados Unidos, o Missouri tem sido duramente atingido nos últimos dias, com uma inundação histórica.

Milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas no início da semana e ficaram esperando para voltar e iniciar o processo de limpeza. Centenas de estruturas foram danificadas ou destruídas, informaram as autoridades locais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos