Líder de partido de esquerda não recebe apoio para formar novo governo na Catalunha

Por Sonya Dowsett

MADRI (Reuters) - O partido de extrema esquerda catalão CUP disse neste domingo que não iria apoiar o líder regional Artur Mas em sua proposta por outro mandato como líder, o que forçará a realizar uma nova rodada de eleições locais e enfraquecerá o movimento de independência que busca a separação da Espanha.

O longo processo de formação de um governo na Catalunha é semelhante ao impasse político nacional na Espanha duas semanas depois de uma eleição na qual nenhum partido obteve um mandato claro para liderar.

A possibilidade de novas eleições na Catalunha, possivelmente em março, junta-se à paisagem eleitoral na Espanha de mais incerteza, porque não está claro ainda a composição dos governos nacionais e regionais para negociar sobre o futuro da rica região nordeste.

Mas o partido de Mas, Junts Pel Sim (JxSí), de centrodireita e próximo ao empresariado, precisa do apoio do CUP, um partido anticapitalista que rejeita associação da Catalunha à OTAN e à União Europeia, porque, apesar de ter vencido a eleição em setembro passado com 62 deputados, está a seis da maioria parlamentar absoluta e os outros partidos já anunciaram que não vão votar em seu favor.

A nível nacional, as partes estão em negociações para formar um governo de coalizão em Madrid, depois que os espanhóis, decepcionados por uma recessão e corrupção deixaram forças políticas estabelecidas e votaram em partidos pequenos.

O futuro da Catalunha está no centro dessas negociações para formar uma coalizão. Permitir ou não um referendo sobre a independência da região é um grande obstáculo impedindo uma aliança entre o partido Podemos esquerda, que apoia a iniciativa, e os socialistas, que se opõem.

(Por Patricio Abusleme)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos