EUA movem ação judicial contra Volkswagen por violações ambientais

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com um processo judicial civil contra a Volkswagen, alegando violação da legislação sobre a pureza do ar ao instalar equipamentos ilegais para prejudicar os sistemas de controle de emissões em quase 600 mil veículos.

As alegações do processo implicam penalidades que podem custar à Volkswagen bilhões de dólares, disse uma autoridade sênior do Departamento de Justiça.

"Os Estados Unidos perseguirão todos os recursos necessários contra a Volkswagen para reparar as violações às leis de ar limpo de nossa nação", disse o procurador geral assistente John Cruden, da divisão de meio ambiente e recursos naturais do Departamento de Justiça.

O processo do Departamento de Justiça acusa a Volkswagen de quatro violações do Clean Air Act dos EUA, incluindo interferências do sistema de controle de emissões e não reportar as violações.

A porta-voz da Volkswagen Jeannine Ginivan disse que a montadora não tinha comentários a fazer imediatamente sobre a ação judicial.

(Por Julia Edwards e Joel Schectman; reportagem adicional de David Shepardson)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos