Forças afegãs cercam insurgentes perto de consulado indiano

Por Bashir Ansari

MAZAR-I-SHARIF, Afeganistão (Reuters) - Forças especiais afegãs enfrentaram insurgentes entrincheirados em uma casa perto do consulado indiano na cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do país, nesta segunda-feira, depois de um ataque durante a madrugada que coincidiu com uma ofensiva contra uma base aérea indiana perto da fronteira com o Paquistão.

Um pequeno grupo de homens armados tentou, sem sucesso, invadir o consulado no domingo à noite, aproveitando-se do fato de que muitas pessoas tinham suas atenções voltadas para uma final de campeonato de futebol disputada por Afeganistão e Índia.

Eles se trancaram na casa depois de terem fracassado em invadir o consulado e enfrentaram as forças de segurança nas primeiras horas da manhã. As tropas afegãs avançavam lentamente, para minimizar o número de vítimas civis. As operações também foram prejudicadas pela forte chuva.

“A área está isolada e estamos procedendo com precaução, fazendo todos os esforços possíveis para proteger as vidas dos que se encontram na área. Os agressores serão mortos”, disse o governador da província, Atta Mohammad Noor, em sua página no Facebook.

Tiros foram disparados enquanto soldados e policiais lançavam granadas e atiravam com metralhadoras de grosso calibre contra o prédio. Helicópteros sobrevoavam a casa, em uma área residencial da cidade, na província de Balkh, que faz fronteira com o Uzbequistão.

Pelo menos um civil ficou ferido e cinco membros das forças de segurança tiveram ferimentos leves na explosão de uma granada, mas o embaixador indiano disse que todos os funcionários da embaixada estavam a salvo.

Noor culpou “inimigos da paz e estabilidade” pelo ataque, que ocorreu em meio a novos esforços para reduzir a tensão entre a Índia e seu rival Paquistão, assim como retomar as negociações de paz com o Talibã no Afeganistão.

No entanto, não houve nenhuma indicação concreta de quem seria o responsável pelo ataque.

(Reportagem adicional de Mirwais Harooni em Cabul; Texto de James Mackenzie)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos