Giro médio diário na Bovespa em dezembro sobe 4,2% sobre novembro

SÃO PAULO (Reuters) - O volume financeiro médio diário negociado na Bovespa em dezembro atingiu 6,63 bilhões de reais, queda de 15 por cento sobre o mesmo mês do ano anterior, mas avanço de 4,2 por cento sobre novembro, segundo dados disponibilizados no site da BM&FBovespa nesta terça-feira.

Já o número médio de negócios diários ficou em 819.879, queda de 4,5 por cento na comparação anual e de 15,2 por cento sobre novembro.

O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa <.BVSP>, fechou dezembro com desvalorização de 3,9 por cento.

A fatia de investidores estrangeiros nos negócios recuou de 53,2 por cento em novembro para 51,1 por cento em dezembro, enquanto a dos investidores institucionais, que têm a segunda maior participação, subiu de 26,4 por cento para 29,4 por cento.

Os investidores pessoas físicas passaram de 13,7 por cento do mercado em novembro a 11,9 por cento em dezembro.

O saldo líquido da movimentação dos investidores estrangeiros ficou negativo em 4,31 bilhões de reais no mês passado. Em 2015, porém, o saldo externo encerrou positivo em 16,39 bilhões de reais.

O valor de mercado das 359 empresas listadas ficou em 1,9 trilhão de reais em dezembro, ante 2,03 trilhões em novembro, para 358 empresas.

(Por Priscila Jordão)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos