Militante em vídeo do Estado Islâmico pode ser britânico ex-vendedor de brinquedos infláveis

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - Acredita-se que o militante mascarado que aparece em um vídeo do Estado Islâmico, no qual cinco homens acusados pelo grupo de serem espiões do Ocidente são assassinados, seja um londrino conhecido como Sid, que já trabalhou com a venda de brinquedos infláveis.

Siddhartha Dhar, que deixou a Grã-Bretanha em direção à Síria enquanto estava em liberdade sob fiança depois de ter sido preso por suspeita de pertencer a um grupo proibido e de encorajar o terrorismo, foi identificado pela mídia como sendo dono da voz que aparece no mais recente vídeo da organização militante.

A filmagem trouxe de volta a lembrança de “Jihadi John”, britânico membro do EI que apareceu em vários vídeos nos quais reféns eram assassinados, até que ele próprio foi tido como morto em um ataque aéreo no ano passado.

Dhar, que também é conhecido como Abu Rumaysah, é um dos militantes islâmicos mais conhecidos da Grã-Bretanha e ligado a Anjem Choudary, o mais famoso pregador islamista britânico, que deve ser julgado na próxima semana pela acusação de ofensas terroristas.

Convertido do hinduísmo ao Islã, Dhar vivia no leste de Londres e comparecia regularmente a protestos organizados pela hoje banida organização Al Muhajiroun. Ele com frequência falava com a mídia em defesa de causas islamistas radicais.

Desde que deixou a Grã-Bretanha, ele recebeu uma maior atenção através de vídeos online em que exortava a vida sob o julgo do Estado Islâmico.

Em um vídeo publicado no YouTube, intitulado “A beleza da Sharia e do Califado”, ele disse: “Cresci no Ocidente, vivi no Reino Unido por toda minha vida, vi o que a democracia tem a oferecer e, francamente, é bem opressivo.”

Sua irmã, Konika, disse à mídia britânica que o homem no vídeo soava exatamente como seu irmão, reiterando a opinião de outras pessoas que o conheciam bem. No entanto, nem ela, nem os especialistas de segurança afirmaram poder ter certeza de que se trata mesmo de Dhar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos