Aumento da produção de açúcar do Brasil ameniza déficit global, diz Datagro

SÃO PAULO (Reuters) - Um aumento projetado de até 12 por cento na produção de açúcar do centro-sul do Brasil na temporada 2016/17 (abril/março) deverá colaborar para amenizar um déficit no mercado global de açúcar no ano internacional 2015/16 (outubro/setembro), apontou nesta quinta-feira a consultoria Datagro.

Com expectativa de um tempo mais favorável projetado para a safra de cana 2016/17, entre outros fatores, a produção de açúcar do centro-sul deverá crescer para entre 33,5 milhões e 34,5 milhões de toneladas, ante 30,7 milhões em 15/16, quando usinas privilegiaram fortemente a produção de etanol e o clima não ajudou, segundo a Datagro.

Diante dessa projeção para a principal região produtora do maior produtor global do adoçante, a Datagro estima déficit no balanço global de açúcar de 3,87 milhões de toneladas em 2015/16, ante excedente de 3,64 milhões em 14/15.

Segundo o presidente da Datagro, Plinio Nastari, esta projeção de déficit global já "leva em conta a produção 16/17 da região centro-sul do Brasil", que vai crescer.

De outro lado, a fraca produção de açúcar do Brasil na temporada 15/16 foi fator importante para a inversão do cenário de superávit para déficit no mercado global.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos